Blog IPF

Laminados cerâmicos: o que todo dentista precisa saber

Os tratamentos estéticos no sorriso estão em alta nos consultórios odontológicos e, entre eles, as técnicas de laminados cerâmicos fazem parte dessa procura.

Esta é, portanto, uma grande oportunidade para os profissionais aumentarem sua carteira de clientes, além de se destacarem no mercado oferecendo esse tipo de serviço.

Neste artigo, reunimos as principais dúvidas sobre esse procedimento. Entenda o que é, quais são as diferentes técnicas, para quem os procedimento está indicado, os tipos de cuidados e uma dica de curso de capacitação na área.

O que são laminados cerâmicos?

Laminados cerâmicos são as facetas de porcelana que corrigem a falta de estética e harmonia dos dentes.

Essas facetas são bem finas e podem ser projetadas por computador de forma personalizada para cada paciente.

Na prática, pode ser utilizado um scanner intraoral para produzir imagens dos dentes do paciente e, a partir delas, cria-se o projeto das facetas dos dentes, que são impressas em 3D. A impressora utiliza um bloco cerâmico dental para o formato correto.

A colagem dos laminados cerâmicos nos dentes (com adesivos fotopolimerizáveis) é feita de maneira segura e não causa incômodo nos pacientes. Antes, os dentes precisam ser limpos e, dependendo do caso, sofrerem um leve desgaste na superfície para a faceta aderir ao dente.

O resultado são dentes esteticamente harmônicos, claros e com uma aparência saudável. Aliás, uma boa vantagem dos laminados é que eles têm alta resistência, longa duração e não mancham ao longo dos anos.

Saiba mais: Tudo o que você precisa saber sobre harmonização orofacial.

Em quais pacientes os laminados cerâmicos podem ser aplicados?

Bom, os laminados cerâmicos são indicados para várias situações de correção de problemas estéticos, tais como:

  • aumento do tamanho dos dentes (quando são muito curtos, por exemplo);
  • fechamento de espaço entre os dentes (diastema);
  • harmonização do contorno dos dentes;
  • assimetria dos dentes;
  • correção de dentes quebrados;
  • cobertura de dentes manchados.

No entanto, o profissional precisa saber que os laminados cerâmicos não são indicados para todos os casos.

É preciso fazer uma avaliação bem criteriosa no paciente, pois os dentes precisam estar saudáveis antes da colocação das facetas.

Casos de dentes que sofrem com a má higienização, por exemplo, não podem receber os laminados, pois eles podem agravar quadros de cáries e futuros problemas com infiltração. Por isso, os pacientes precisam ter uma excelente higiene e passar por manutenções periódicas no consultório odontológico.

Aliás, falando em manutenção, ela é fundamental e deve ser feita de 6 em 6 meses para se evitar problemas gengivais e de adaptação na estrutura dos dentes. Os pacientes precisam estar cientes disso.

Os 3 tipos de laminados cerâmicos

Existem três diferentes técnicas de laminados cerâmicos, mas antes, saiba que existem vários fabricantes aqui no Brasil e no exterior, que se dividem em vários materiais – com destaque para a cerâmica feldspática e os dissilicatos de lítio.

Quanto aos tipos de técnicas, são elas:

1. Faceta laminada em porcelana

A faceta laminada cerâmica é a mais comum e atende a várias demandas, principalmente para corrigir o formato e a cor dos dentes, quando estes já apresentam problemas funcionais e estéticos mais severos.

2. Lente de contato dental

A lente de contato dental se tornou muito conhecida por ser uma técnica utilizada em famosos. Trata-se de um procedimento mais simples, onde a faceta mais fina e delicada é colada sobre os dentes.

A preparação para a colocação das lentes de contato passa por procedimentos de clareamento dental, tratamento gengival, etc.

3. Fragmento cerâmico

A técnica de fragmento cerâmico é um pouco mais complexa, embora também não seja preciso desgastar os dentes antes da aplicação.

Por usar apenas fragmentos cerâmicos para corrigir algumas falhas pontuais apenas nos dentes que precisam dessa correção, ela é indicada para casos de correção do formato e do comprimento dos dentes, além de fechar espaços entre eles.

O que é preciso para oferecer o serviço de laminados cerâmicos aos pacientes?

Os laminados cerâmicos são procedimentos que realmente revolucionaram a estética orofacial. Afinal, eles devolvem o sorriso, a autoestima dos pacientes e corrigem uma série de problemas de forma simples.

Mas, para oferecer esse serviço de forma que ele seja o verdadeiro diferencial da sua clínica, é preciso investir em uma boa capacitação.

Afinal de contas, cada paciente é único e com demandas individualizadas. O profissional precisa estar apto a identificar a necessidade (ou não) de aplicação dessa técnica, além de saber quais tratamentos prévios precisam ser feitos para que o resultado seja satisfatório.

Além disso, o cirurgião dentista também precisa conhecer a correta forma de aplicação das técnicas, a maneira certa de confeccionar as facetas e os tipos de materiais e os melhores fornecedores, para que haja a completa satisfação dos clientes.

Por isso, se você tem interesse nessa área, te convidamos a se inscrever no Curso de Laminados Cerâmicos do IPF. Você vai aprender tanto a parte teórica quanto a parte prática deste procedimento para estar totalmente preparado para atuar no mercado.

Confira agora mesmo as informações sobre o Curso de Laminados Cerâmicos e faça já a sua inscrição!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x