Blog IPF

Tudo o que você precisa saber sobre Harmonização Orofacial

A busca humana por melhorias contínuas quase se confunde com a própria história da sociedade. Esse anseio por constante aprimoramento e evolução, não raramente, também se estende à nossa aparência. Afinal, os chamados ‘padrões de beleza’ já aparecem nas obras dos primeiros filósofos gregos e, apesar das mudanças, seguem sendo um critério importante de sucesso e bem-estar.

Ainda que existam padrões para todas as partes do corpo, a atenção que damos ao rosto e ao sorriso é imbatível. Não é à toa, portanto, que a Harmonização Orofacial (HOF) não para de ganhar adeptos, bem como profissionais dedicados a trazer ao rosto humano mais equilíbrio e harmonia.

Entenda a seguir o que é a Harmonização Orofacial, como surgiu, como funciona e para quais fins ela é utilizada. Saiba também quais profissionais podem desenvolver as técnicas de maneira regulamentada e segura.

O que é Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial (HOF) é uma área da Odontologia, que tem como objetivo promover um maior equilíbrio estético e funcional entre as formas e proporções do rosto humano. A prática, além de atender aos anseios estéticos e de bem-estar do paciente, ainda pode colaborar com outras questões terapêuticas, como a correção do sorriso gengival, controle do bruxismo e de enxaquecas tensionais.

Como surgiu a HOF?

Criada no início dos anos 2000, a HOF nasceu da evolução nas pesquisas que indicavam o uso da toxina botulínica, o famoso botox, em casos odontológicos. Embora essas aplicações, inicialmente, eram feitas para fins exclusivamente terapêuticos, como o tratamento de distonias, paralisias e bruxismo, a área logo avançou e cresceu, agregando também as melhorias estéticas.

Para que serve a Harmonização Orofacial?

A HOF faz parte de uma evolução que está acontecendo na área odontológica, que se torna cada vez mais humanizada e coloca o paciente no centro da jornada de promoção de saúde e bem-estar. 

Desse modo, a Harmonização Orofacial dá corpo a um movimento na odontologia que vai além da solução de problemas bucais, trazendo também melhorias estéticas. Por consequência, proporciona uma melhora na autoestima e  na satisfação das pessoas atendidas.

Para tanto, a HOF é capaz de:

  • Corrigir assimetrias.
  • Preencher o chamado ‘bigode chinês’.
  • Eliminar flacidez da pele.
  • Suavizar rugas e demais marcas de expressão.
  • Melhorar proporções da face.
  • Restabelecer funções orais mastigatórias e respiratórias.
  • Corrigir posturas de músculos faciais.
  • Corrigir procedimentos estéticos feitos há muitos anos.
  • Corrigir o sorriso gengival.
  • Reduzir dores de cabeça e articulação da mandíbula.
  • Tratar o bruxismo.

Quais os procedimentos da Harmonização Orofacial? 

O número de procedimentos que fazem parte das técnicas da HOF não para de crescer. Entretanto, dois deles são os mais usados e alcançam excelentes resultados:

Aplicação de Ácido Hialurônico na Harmonização Facial

O Ácido Hialurônico é uma substância que o nosso corpo já produz naturalmente. Porém, com o passar dos anos, vamos perdendo tonicidade na pele e precisamos repô-la. A aplicação, portanto, é capaz de corrigir o volume de regiões da face. Assim, é possível redefinir contornos do rosto, bem como da mandíbula, nariz, maçãs do rosto e olheiras para alcançar o resultado desejado.

Aplicação de Toxina Botulínica na Harmonização Orofacial

Já a aplicação do botox, por sua vez, tem como objetivo conter a contração muscular. Ao aplicá-lo, há um relaxamento na região, o que auxilia na redução das rugas e linhas de expressão. Outra vantagem impressionante da aplicação da toxina é o seu uso terapêutico, que auxilia nos casos de cefaléia tensional, bruxismo, distonias e muito mais.

Ambas as técnicas são pouco invasivas, indolores e as aplicações permitem aos pacientes darem continuidade à sua rotina.

Outros procedimentos comuns na Harmonização Orofacial

Dentre outras inovações também são procedimentos comuns na HOF a Bichectomia, Fios de PDO  e Bioestimuladores de colágeno.

Em geral, as técnicas da HOF exigem que o profissional tenha em seu consultório um ambiente agradável, além dos itens de proteção pessoal como jaleco, face shield, luvas e máscaras, por exemplo. Também são necessárias seringas, anestésicos, paquímetros, agulhas, entre outros itens.

Em quais pacientes pode ser aplicada a Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial é uma possibilidade para a maioria das pessoas, desde que feita por um profissional qualificado. Porém, é contraindicada às pessoas que possuem hipersensibilidade aos produtos aplicados, o que é bastante raro. Grávidas ou lactantes também não devem realizar a HOF, bem como pessoas com a presença de processos inflamatórios ou infecciosos no local da aplicação.

Quais profissionais podem desenvolver as técnicas?

Essa é uma dúvida bastante comum e sua resposta já foi motivo de controvérsias entre conselhos e, até mesmo, entre os profissionais de uma mesma categoria. 

Assim, estão aptos a realizarem o procedimento, após capacitação adequada:

  • Cirurgiões-dentistas;
  • Cirurgiões plásticos;
  • Dermatologistas;
  • Dentre outros profissionais de saúde, desde que respeitando as limitações e condições impostas por seus conselhos.

Aspectos éticos da Harmonização na Odontologia

Os debates acerca da HOF ser uma especialidade odontológica se respalda no fato de que o dentista, já em sua graduação, adquiriu amplo conhecimento anatômico da face como um todo, dentre outros conhecimentos relevantes para o exercício das técnicas.

Também cabe ao cirurgião-dentista a capacidade de impor limites éticos nas aplicações, sempre equilibrando os desejos do paciente e os limites técnicos, zelando pela sua saúde e bem-estar.

Como iniciar a carreira e se atualizar em Harmonização Orofacial?

A Harmonização Orofacial, sem dúvidas, faz parte de um mercado em franca expansão, com crescimento vertiginoso nos últimos cinco anos. Porém, iniciar uma carreira na área exige que o profissional se prepare em âmbito teórico e prático. 

Ao finalizar um curso completo, como o Curso Toxina e Preenchimento, oferecido por nós aqui no IPF, o profissional estará preparado para todas as questões técnicas.  Ganhará, ainda, expertise para lidar com muitas das dificuldades comuns na rotina do consultório na área da harmonização.

Um exemplo é o pré-preparo do procedimento, que envolve fazer uma anamnese completa exclusiva da HOF, executar os protocolos corretos para atendimento e fotografia, bem como fazer avaliações de diagnóstico. São aprendizados como esses que garantem que o profissional não apenas saiba as técnicas corretas, mas também como agir sempre de modo ético e adequado com seus pacientes.

Afinal, as técnicas de Harmonização Orofacial são poderosas ferramentas para promover saúde, bem-estar e colaborar com a autoestima de quem é atendido. Porém, o profissional precisa dedicar tempo e investir nas melhores opções de estudos, para que seja capaz de entregar esse resultado.

Conclusão

Mais do que promover faces mais simétricas e equilibradas, a Harmonização Orofacial é uma área da Odontologia capaz de transformar vidas. Porém, ela precisa ser executada com responsabilidade e respeito aos limites éticos.  Para tanto, é fundamental que os pacientes escolham profissionais  qualificados.

É uma área que tende a seguir em forte crescimento, podendo trazer ganhos importantes para os consultórios. Além disso, é uma ótima ferramenta para conquistar novos clientes e fidelizar os já existentes.

Em resumo, a HOF é capaz de mudar vidas, tanto dos pacientes, quanto dos profissionais. Se você  busca  esse tipo de mudança, não deixe de conhecer o nosso Curso de Toxina Botulínica  e Preenchedores Faciais. Pacientes interessados também poderão se inscrever para receber o tratamento durante as aulas.

Estamos de portas abertas para fazer parte dessa mudança. Esperamos o seu contato ou visita. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x