Blog IPF

Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais: tire suas dúvidas

Os procedimentos de Harmonização Orofaciais estão cada vez mais comuns entre celebridades e anônimos que querem realçar sua beleza com a ajuda da estética e, para que o melhor resultado seja alcançado, existem algumas técnicas como a Toxina Botulínica e Preenchedores Faciais.

Escolher qual a melhor técnica é uma decisão do profissional que fará um estudo detalhado do rosto. Afinal, o objetivo da Harmonização Orofacial é buscar o equilíbrio entre a relação estética e funcional da face e o sorriso do paciente.

Esses tipos de intervenções estéticas não são cirurgias e são realizadas em consultórios odontológicos. Os profissionais responsáveis são cirurgiões dentistas, que de acordo com a resolução do Conselho Federal de Odontologia 198/2019, que reconheceu a Harmonização Orofacial como Especialidade Odontológica.

 

O que é a HOF? Quais as técnicas mais utilizadas?

A HOF ou Harmonização Orofacial, são procedimentos realizados na face do paciente. Essa área da Odontologia alia beleza com funcionalidade, além dos benefícios como elevar a autoestima e até mesmo tratar de doenças.

Com o passar do tempo, o rosto torna-se menos elástico e as temidas rugas aparecem e, além disso, a ação do clima, falta do uso de protetor solar também marcam a pele. Mas hoje em dia é possível amenizar a ação do tempo com esses procedimentos e em locais determinados, como por exemplo, no bigode chinês, dar volume aos lábios, suavizar os pés de galinha e cicatrizes e melhorar os contornos.

Por isso, um profissional qualificado fará estudos do maxilar, arcada dentária e outras estruturas faciais que podem ser modificadas com algumas técnicas, dentre elas as mais utilizadas são os Preenchedores Faciais e a Toxina Botulínica.

 

Tipo de Harmonizações Orofaciais

Os Preenchedores Faciais, assim como a Toxina Botulínica são procedimentos que não necessitam de intervenções cirúrgicas. Por essa facilidade, se tornaram tão populares, afinal o pós-operatório não é longo e a recuperação é muito rápida.

Porém, as diferenças são maiores que as semelhanças e cada uma dessas técnicas possuem suas particularidades.

 

O que é Toxina Botulínica?

A Toxina Botulínica que é uma proteína produzida pela bactéria chamada Clostridium botulinum. Em grandes quantidades, pode ser mortal, pois causa a paralisia de funções vitais no corpo humano.

Porém, essa é a mesma propriedade que fizeram com que pesquisadores conseguissem desenvolver uma fórmula segura para que ela seja aplicada em procedimentos estéticos.

Por isso, a Toxina Botulínica é utilizada para amenizar rugas da face, que foram perdendo elasticidade e força, devido à ação do tempo, tabagismo, má alimentação e contrações que normalmente fazemos com o rosto, como por exemplo, franzir a testa.

Essa toxina paralisa o local da aplicação, fazendo com que a pele volte a ficar lisa e sem marcas. Isso acontece porque a toxina botulínica é um bloqueador neuromuscular que inibe a contração dos músculos, evitando as temidas marcas de expressão e flacidez.

Além disso, estudos comprovam que os benefícios da toxina botulínica vão além da estética. Pacientes que sofrem de bruxismo, fortes crises de enxaqueca podem fazer uso desse tratamento para que tenham uma vida normal.

Para quem aplica a toxina botulínica, os primeiros resultados podem ser vistos após 2 dias da aplicação e o resultado final em duas semanas, porém, o corpo, com o tempo absorve essa toxina, precisando ser reaplicada após alguns meses.

A aplicação de toxina botulínica pode ser combinada com outras técnicas, como o Bioestimuladores de Colágeno, que ajudam a estimular o rejuvenescimento da pele.

 

Preenchedores Faciais

Além da Toxina Botulínica, outra opção para quem quer os benefícios da Harmonização Orofacial, são os Preenchedores Faciais. Assim como o outro procedimento, visa melhorar a pele do paciente, porém, uma das principais diferenças é que a toxina botulínica paralisa o músculo.

Já os Preenchedores Faciais, principalmente os de ácido hialurônico, são indicados para preencher sulcos e dar volume. Esse produto atua também estimulando a produção de colágeno no local aplicado, por isso, é muito utilizado em produtos cosméticos.

Além do ácido hialurônico, a hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona são outras opções. Elas também estimulam o colágeno, e ajudam no rejuvenescimento da pele. Mas então como escolher o tipo de preenchimento?

Cada substância pode ser aplicada em diferentes locais, como, por exemplo, sulco nasolabial, região malar, mento, contorno de mandíbula, etc. Porém, somente o profissional capacitado poderá estudar mais a fundo o que cada rosto necessita.

Assim como a toxina botulínica, os preenchedores faciais necessitam de estudos do rosto do paciente antes de serem injetados, afinal, caso ocorra alguma reação adversa, o paciente pode ter ptoses, reações alérgicas na pele, diminuição na amplitude (tamanho do sorriso), entre outras reações.

 

Quanto tempo duram e quem pode fazer uso?

A toxina botulínica e os preenchedores faciais precisam ser retocados com alguma frequência, que vai variar de acordo com o paciente e o local em que foi aplicado.

Como exemplo, a duração do efeito da toxina botulínica é de aproximadamente 3 a 4 meses, mas já foram relatados efeitos de até 6 meses em alguns pacientes. Já o ácido hialurônico há relatos de duração de até 18 meses, variando com a idade e pele do paciente. Já no lábio, o desgaste é mais rápido. Mas atenção, somente o profissional pode indicar quando poderá ocorrer a reaplicação.

Apesar de não serem permanentes, os procedimentos de toxina botulínica e preenchedores faciais não são indicados para adolescentes. Salvos os casos em que podemos ajudar um jovem que tenha sofrido um trauma e/ou necessitam do tratamento, no entanto, é necessária uma avaliação profissional criteriosa.

Ademais, gestantes ou mulheres no período de amamentação, pessoas alérgicas aos componentes, pacientes com doenças neuromusculares, imunológicas e com problemas de coagulação no sangue, não estão recomendadas ao tratamento.

A Toxina Botulínica e os Preenchimentos Faciais surgiram como uma forma de deixar cada vez mais as pessoas satisfeitas com a sua aparência, afinal, o rosto é o nosso cartão de visitas. Por isso, todo profissional que se dedica a essa área deve sempre ter conhecimento de novas técnicas e de seus funcionamentos.

No IPF Saúde e Odontologia Orofacial, os profissionais recebem os melhores conteúdos de professores reconhecidos no mundo da Harmonização Orofacial, visando sempre entregar sorrisos, qualidade de vida, devolver a autoestima e transformar a vida do paciente para melhor.

Conheça nossos cursos e descubra como você também pode entregar melhores resultados para seus pacientes de maneira moderna, atual e segura.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x